quarta-feira, outubro 27, 2010

Classificação das Vitaminas

As vitaminas são divididas em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
Vitaminas Hidrossolúveis
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para as armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária.
As vitaminas hidrossolúveis mais importantes são: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP.
Vitaminas Lipossolúveis
Este tipo de vitaminas necessita do auxílio de gorduras para serem absorvidas. O organismo pode armazenar uma quantidade maior de vitaminas lipossolúveis do que de hidrossolúveis. As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. Ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolúveis podem alcançar níveis tóxicos no interior do organismo.

As Vitaminas e suas funções

quarta-feira, outubro 20, 2010

Precisamos de Vitaminas?

Exercícios e Vitaminas .

Uma combinação adequada de vitamina E e exercício físico podem ser os elementos necessários para garantir uma vida mais longa. 59 homens saudáveis, entre os 60 e os 75 anos, foram submetidos a um treino físico regular e suplementação com vitamina E durante o período de observação, os indivíduos registaram valores mais animadores, no que diz respeito a pressão sanguínea, stresse oxidativo e destruição de células por efeito dos radicais livres. De acordo a estes resultados, os investigadores acreditam que o exercício físico, acompanhado do efeito antioxidante da vitamina E, podem ambos ser uma poderosa fórmula anti-envelhecimento.

Outras vitaminas como vitaminas do complexo B e C, podem ajudar de alguma forma na atividade física, vários estudos têm sido realizados procurando investigar os efeitos da deficiência ou suplementação dessas vitraminas no desempenho físico.

Vitaminas na gravidez

  Vitaminas pré-natais são importantes para a gravidez como parte de sua rotina de saúde. Não só você e seu bebê estão recebendo uma boa quantidade de nutrientes, as vitaminas também garantem que seu bebê esteja recebendo o que ele ou ela precisa para crescer, alem de ajudar a prevenir defeitos congênitos.
 
Na verdade, uma mulher não tem que esperar até que ela esteja grávida para começar a tomar vitaminas pré-natais. Se você está tentando engravidar pode começar mais cedo para ajudar a preparar o seu corpo para o bebê.
 
Isso é especialmente verdade no caso de certos nutrientes como o ácido fólico, que são mais importantes no início da gravidez.
"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança"
.

Vitaminas são vitais para uma dieta saudável

Vitamina é um composto orgânico biologicamente ativo, necessário ao organismo em quantidades muito reduzidas para manter os processos vitais.

São um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas), através da dieta, pois não são produzidas pelo nosso organismo. Essas substâncias não produzem caloria.

Quando o indivíduo consome uma variedade de alimentos, a probabilidade dele desenvolver uma deficiência desses nutrientes é muito pequena. Contudo, os indivíduos que seguem dietas muito restritivas podem não ingerir uma quantidade suficiente de uma determinada vitamina.

sexta-feira, outubro 15, 2010

Video 1


http://www.youtube.com/watch?v=OMK_pUNP13s

Curiosidades

Você sabia que comer Ovos previne a cequeira? É isso mesmo. Ingerir um ovo ao dia provoca um efeito positivo no organismo, elevando ao dobro os níveis de um tipo especial de antioxidante que ajuda a proteger a retina do olho.


E ainda mais, sabia que
tanto o excesso como a falta de vitamina D altera a formação dos ossos. Classicamente, sabe-se que ela é necessária para a absorção do cálcio e do fósforo no intestino grosso, para a sua mobilização a partir dos ossos e a para a sua reabsorção nos rins.



Ao contrário de outras vitaminas, os níveis de vitamina B12 podem ser medidos no sangue e assim fazer-se um diagnóstico seguro.


A acerola é trinta vezes mais rica em Vitamina C do que a laranja.



A vitamina C é muito sensível ao calor, luz e oxigénio. Nos alimentos pode ser parcialmente ou completamente destruída por um armazenamento longo ou quando a cozedura dura tempo demais.

jogo 2

Grabbit Rabbit

Clique na imagem e jogue tentando comer todas as cenouras(vitamina A e C)

Jogo 1



terça-feira, outubro 05, 2010

Trabalhando certo...

As vitaminas são essenciais à vida. Elas regulam o metabolismo e ajudam os processos bioquímicos que liberam a energia do alimento digerido. São consideradas micronutrientes, pois o organismo necessita de quantidades relativamente pequenas de vitaminas em comparação à outros nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios e água.

O que são vitaminas?

São elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).